MP acusa ex-diretor de Agrupamento de Escolas de Montalegre de abuso de poder

| País
Porto Canal com Lusa

Montalegre, Vila Real, 05 dez (Lusa) -- O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra o antigo diretor do Agrupamento de Escolas de Montalegre, imputando-lhe a prática de um crime de abuso de poder.

O ex-diretor Paulo Alves disse à agência Lusa estar satisfeito por "finalmente haver acusação de um processo que se arrasta há três anos", porque significa que vai poder defender-se de acusações "inventadas" e adiantou ainda que vai pedir a abertura de instrução.

A Procuradoria-Geral Distrital do Porto informou hoje, através da sua página na internet, que o MP considerou indiciado que o arguido, no exercício das funções de diretor do Agrupamento de Escolas Doutor Bento da Cruz, em Montalegre, "tomou várias decisões desfavoráveis a três docentes", nos anos "de 2011/2012 e 2014/2015".

Na acusação, o MP referiu que estas decisões foram tomadas "sem qualquer fundamento e sem outro propósito que não fosse o de as prejudicar, assim retaliando por aquelas não terem apoiado a sua eleição para o referido cargo de diretor do agrupamento".

O Ministério Público elencou algumas dessas decisões como a "distribuição de serviço em várias escolas ou em escolas distantes da residência, obrigando a grandes deslocações", ainda o "indeferimento do pagamento de ajudas de custo, ao arrepio do decidido em situações análogas para outros docentes" e o "indeferimento dos pedidos de justificação de faltas dadas no cumprimento de obrigações legais".

Em 2016, realizaram-se eleições no Agrupamento de Escola de Montalegre, tendo sido eleita uma nova direção.

Paulo Alves disse que vai pedir a abertura de instrução do processo judicial. A instrução é uma fase facultativa, que visa decidir por um juiz de instrução criminal se o processo segue, ou não, para julgamento.

Afirmou ainda que encara a acusação e, depois o julgamento, se chegar a acontecer, como uma oportunidade de se defender de "invenções" e de "disparates" de que foi acusado e sublinhou que há três anos que vive um "drama diário" porque a "justiça não funciona".

Quanto à acusação deduzida pelo MP, Paulo Alves disse que contempla um conjunto de "64 pontos", onde o "seguinte é mais frágil que o anterior" e citou o último ponto que diz que o arguido "usou os normativos legais para se vingar" das docentes.

"Que raio país é este em que as leis são feitas para que alguém se possa vingar de subordinados", questionou.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".