Euro sobe face ao dólar num contexto de incerteza

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 dez (Lusa) - O euro registou hoje uma ligeira subida face ao dólar, quando permanecem as dúvidas sobre a desaceleração do crescimento na Europa, o orçamento italiano e a saída britânica da União Europeia ('Brexit').

Às 18:16 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,1350 dólares, quando na terça-feira à mesma hora seguia a 1,1340 dólares.

O vice-primeiro-ministro italiano e ministro do Desenvolvimento Económico, Luigi Di Maio, afirmou hoje que com a nova proposta de orçamento que será enviada em breve a Bruxelas se pretende evitar um procedimento por infração e, ao mesmo tempo, respeitar as promessas eleitorais.

A libra recuperou hoje ligeiramente após a descida de terça-feira, quando a Câmara dos Comuns britânica aprovou uma moção que acusa o Governo de "desrespeito ao parlamento" por não ter divulgado o parecer jurídico completo sobre o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Numa decisão sem precedentes, um total de 311 deputados, contra 293, votou a favor da moção contra o executivo da primeira-ministra Theresa May, por considerar insuficiente o relatório resumido apresentado ao parlamento pelo procurador-geral do Estado, Geoffrey Cox, sobretudo relativamente à solução para a Irlanda do Norte.

A aprovação reflete a tensão crescente entre o executivo e o parlamento quanto aos próximos passos para a saída britânica do bloco comunitário a poucos dias da votação do acordo alcançado por Londres e Bruxelas, no próximo dia 11.

Divisas..........hoje................terça-feira

Euro/dólar......1,1350....................1,1340

Euro/libra......0,88992..................0,89153

Euro/iene........128,40...................127,83

Dólar/iene.......113,13...................112,73

EO (ANC) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.