Pelo menos 14 mortos em bombardeamentos sírios contra cidade de Alepo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cairo, 08 fev (Lusa) - Pelo menos 20 pessoas morreram hoje em bombardeamentos com barris de explosivos efetuados por forças do governo sírio contra a cidade de Alepo, no norte do país, revelou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

O Observatório, um organismo sediado em Londres que conta com uma rede de efetivos no terreno, recordou que as armas utilizadas pelas forças sírias são contrárias às leis internacionais e condenadas pela ONU.

Em comunicado, o OSDH precisa que os bombardeamentos foram efetuados a partir de helicópteros do Governo de Damasco contra os bairros de Al Kalasa, no sul, Masaken Hanano e Al Haydariya, ambos no noroeste da cidade de Alepo.

Na sexta-feira, um total de 41 pessoas, entre as quais 27 civis, perderam a vida após os bombardeamentos do exército sírio sobre diferentes bairros de Alepo, a segunda cidade do país.

O Observatório adiantou que uma delegação da ONU chegou hoje à antiga cidade de Homs, no centro da Síria, para tentar celebrar um acordo com os grupos de rebeldes com vista ao desenvolvimento de uma missão de ajuda alimentar.

Espera-se que a ajuda humanitária chegue hoje àquela cidade e que dela possam ser retiradas 46 pessoas, disse à televisão oficial síria o governador de Homs, Talal al Barazi, estimando que 80 famílias permanecem numa parte do terreno sitiada desde junho de 2012.

Al Barazi admitiu, contudo, que as tentativas para retirar as populações, que começaram na sexta-feira, estão a sofrer atrasos devido a uma série de obstáculos logísticos surgidos no terreno, manifestando a convicção de que o trabalho poderá prosseguir nas próximas horas.

JPS // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.