Portugal continental sem seca meteorológica fraca a moderada no final de novembro

Portugal continental sem seca meteorológica fraca a moderada no final de novembro
| País
Porto Canal com Lusa

Portugal continental deixou de estar em seca meteorológica fraca a moderada no final de novembro, mês classificado como o quarto mais chuvoso dos últimos 18 anos, segundo o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com índice meteorológico de seca (PDSI) referido no boletim, disponível hoje no 'site' do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a 30 de novembro terminou a situação de seca meteorológica fraca a moderada que se verificava no final de outubro.

Assim, no final de novembro, 9,8% do território estava na classe normal, 89,6% em chuva fraca e 0,6% em seca moderada.

A 31 de outubro mantinha-se a situação de seca fraca a moderada em todo o território: 0,1% estava na classe normal, 82,4% na classe de seca fraca e 17,5% na classe de seca moderada.

O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema".

Segundo o Boletim Climatológico, o mês de novembro em Portugal continental classificou-se como normal em relação à temperatura do ar e chuvoso quanto à precipitação.

"O valor médio da quantidade de precipitação 177,1 milímetros corresponde a cerca de 162% do valor normal, sendo o quarto novembro mais chuvoso desde 2000", destaca o IPMA.

O Instituto esclarece que os valores da quantidade de precipitação superiores aos agora registados ocorreram em cerca de 20% dos anos (desde 1931).

O IPMA destaca que durante o mês de novembro ocorreram vários dias com precipitação, nomeadamente de 04 a 11, de 18 a 25 e dia 29.

No dia 11 ocorreu precipitação forte e persistente, em especial nas regiões do Norte e Centro, que deu origem a várias inundações, em particular na região de Lisboa, com valores de precipitação em 24 horas superiores a 60 milímetros.

"De destacar ainda que até dia 11 de novembro, o total de precipitação ocorrido correspondia já a 92% do valor normal do mês de novembro e em algumas estações do Norte e Centro já tinha sido ultrapassado o respetivo valor mensal", é referido.

No que diz respeito às temperaturas, o valor médio do ar (11,87 graus Celsius) foi inferior ao normal.

O valor médio da temperatura mínima (7,91 graus) foi igual ao valor normal e o valor médio da temperatura máxima (15,83 graus) foi inferior ao normal.

O IPMA indica ainda que a partir de dia 20 de novembro, os valores diários da temperatura foram quase sempre inferiores ao normal, em particular os valores da temperatura máxima.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.