Greve de quatro dias dos guardas prisionais com adesão a rondar os 80%

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 dez (Lusa) -- A adesão dos guardas prisionais à greve de quatro dias que hoje termina rondou os 80%, segundo o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), que convocou o protesto.

A greve, que começou no sábado às 00:00 e termina hoje às 24:00, registou "apenas uma menor adesão" na prisão de Ponta Delgada, disse à Lusa o presidente do sindicato, Jorge Alves.

Os guardas prisionais marcaram esta greve de quatro dias para exigir a revisão do estatuto profissional e a progressão na carreira, além de contestarem o novo horário de trabalho.

Jorge Alves adiantou que o sindicato vai realizar uma vigília, entre das 18:00 de quinta-feira e as 10:00 de sexta-feira, junto à Presidência da República, para pedir a intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa na revisão do estatuto profissional.

O universo de guardas prisionais ronda os 4.350 para uma população prisional perto dos 13.000 reclusos.

CMP (FC) // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.