Banco Nacional de Angola vai disponibilizar em dezembro 1.054 MEuro aos bancos comerciais

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Luanda, 04 dez (Lusa) - O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou hoje que vai disponibilizar 1.200 milhões de dólares (1.054 milhões de euros) aos bancos comerciais através de leilões de preço na venda de divisas, o maior valor dos últimos três meses.

Numa nota, em que define o montante e calendário indicativos dos leilões de moeda estrangeira, o banco central angolano refere também que a verba se destina a "plafonds" para cartas de crédito para todas as finalidades, com os leilões a realizarem-se com uma frequência diária.

Após cada sessão, o BNA divulgará, no seu portal institucional, o montante disponibilizado, o número de participantes, a taxa de câmbio mais alta e a mais baixa admitidas, bem como a taxa de câmbio média resultante da sessão.

Acabadas as sessões de venda trissemanais de divisas em leilão aos bancos comerciais, iniciadas a 09 de janeiro último, o BNA está desde 01 de novembro a proceder a operações diárias.

Em setembro, o BNA colocou no mercado 598 milhões de euros, tendo aumentado a disponibilidade em outubro e novembro, para 650 milhões de euros e 850 milhões de euros, respetivamente.

JSD // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.