Bombeiros em protesto derrubam grades na Praça do Comércio

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 dez (Lusa) - Bombeiros profissionais que estão hoje concentrados em Lisboa derrubaram as grades de segurança no meio da Praça do Comércio e deslocaram-se para junto da porta do Ministério da Administração Interna (MAI).

Ao som de sirenes e a gritar "Deixa arder", os bombeiros foram travados junto da porta do Ministério da Administração Interna por outros bombeiros e por policias.

Este momento de tensão aconteceu quando uma delegação dos sindicatos tinha ido entregar ao MAI uma resolução aprovada durante a concentração.

A presença policial foi entretanto reforçada junto ao Ministério da Administração Interna.

Centenas de bombeiros profissionais estão hoje a protestar na Praça do Comércio, em Lisboa, contra as propostas do Governo que regulam o estatuto e o regime de aposentações da classe.

A concentração, que começou cerca das 14:30, foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), a que se juntam a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP).

Em causa está o novo estatuto profissional que regula a carreira especial de sapador bombeiro e de oficial sapador, aprovada na generalidade pelo Governo a 25 de outubro.

Os sindicatos contestam a proposta apresentada pelo Governo porque há uma redução dos salários, passando os bombeiros sapadores a ter uma remuneração de início de carreira igual ao salário mínimo nacional.

"Os bombeiros profissionais vão passar a ser os trabalhadores da função publica mais mal pagos", disse perante os manifestantes António Pascoal, delegado sindical dos Sapadores de Lisboa no STML.

Vestidos com os uniformes de bombeiro, estes profissionais exibem cartazes em que se lê "Bombeiros dizem não ao Governo por carreiras e aposentações dignas", além de se manifestarem de forma ruidosa, com buzinas.

CMP // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados