Mau tempo: Escolas encerradas hoje à tarde nas Flores e no Corvo

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 03 dez (Lusa) - O Governo dos Açores determinou o encerramento na tarde de hoje das escolas dos diferentes ciclos de ensino nas ilhas das Flores e do Corvo devido ao agravamento do tempo no grupo ocidental, na sequência da depressão Etienne.

"O Governo dos Açores determinou, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura e em função de informação do Serviço Regional de Proteção Civil e dos Bombeiros dos Açores relativa ao agravamento do estado do tempo no Grupo Ocidental, o encerramento na tarde de hoje das escolas dos diferentes ciclos de ensino nas ilhas das Flores e do Corvo", informa uma nota do executivo açoriano.

Também por precaução, "a secretaria regional da Solidariedade Social recomenda o encerramento das creches e jardins de infância, assim como o fecho dos Centros de Atividades de Tempos Livres, dos Centros de Atividades Ocupacionais e dos Centros de Dia", acrescenta a mesma nota.

Devido ao risco de queda de árvores, a direção regional do Ambiente decidiu também determinar o encerramento, esta tarde, do Monumento Natural da Caldeira Velha, na Ribeira Grande, em São Miguel, cuja reabertura está prevista para terça-feira.

Numa nota enviada às redações, a autoridade marítima anunciou esta tarde a interdição de entradas e saídas do Porto das Lajes do Pico.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje em aviso vermelho o grupo ocidental dos Açores - ilhas das Flores e do Corvo - devido a ventos que deverão atingir os 140 km/h.

Segundo o IPMA, a depressão Etienne, que hoje atravessa o arquipélago, trará às Flores e ao Corvo "precipitação forte acompanhada de trovoadas", vento forte com rajadas que se "irão intensificando, podendo atingir os 140 km/h durante a tarde" e "ondas de sudoeste passando a noroeste que poderão atingir os sete metros de altura".

Para as duas ilhas do grupo ocidental foi emitido até às 20:00 de hoje o aviso vermelho devido ao vento.

O aviso vermelho é o quarto e mais elevado aviso meteorológico e representa uma situação meteorológica de risco extremo.

A depressão Etienne, sinaliza o IPMA, deverá estar pelas 12:00 de hoje (hora local, menos uma que em Lisboa) a 120 quilómetros a norte da ilha das Flores, deslocando-se para este-nordeste.

O grupo central (Terceira, Graciosa, Pico, Faial e São Jorge), diz o IPMA, deverá ter hoje "precipitação forte, que poderá ser acompanhada de trovoadas", com vento com rajadas na ordem dos 100 km/h ao longo do dia e as ondas poderão atingir os oito metros de altura.

O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) "será o que menos sentirá os efeitos da depressão Etienne", com "precipitação por vezes forte podendo ser acompanhada de trovoadas e vento com rajadas da ordem dos 90 km/h".

APE (PPF) // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma onda de contestação.

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".