Nova presença do papa "seria magnífica notícia para Portugal, mas é preciso esperar"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 dez (Lusa) -- O Presidente da República considerou hoje que "seria uma magnífica notícia" a realização em Portugal das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em 2022, mas disse que é necessário aguardar pela "palavra do papa Francisco", que preside a esta iniciativa.

Questionado, à margem de mais uma sessão da iniciativa "Jornalistas no Palácio", sobre a notícia avançada no sábado pelo 'site' Religionline de que as JMJ de 2022, presididas pelo papa, se vão realizar em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa deu uma resposta prudente.

"Isso a palavra é do papa Francisco e ele não a dará antes do Panamá, antes das Jornadas de janeiro, vamos esperar", afirmou, sem confirmar se ele próprio estará presente nesse evento.

"Seria uma magnífica notícia para Portugal, mas vamos esperar se se confirma porque há mais candidatos", acrescentou o chefe de Estado.

A Religionline, que cita "várias fontes eclesiásticas", afirma que o anúncio oficial será feito no Panamá, nas próximas JMJ, que decorrem de 23 a 27 de janeiro, e nas quais estará presente o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, e outros bispos portugueses, para receberem a passagem de testemunho do papa e do bispo da Cidade do Panamá.

Segundo a mesma fonte, neste fim de semana de celebração participa "cerca de um milhão de jovens de todo o mundo".

O cardeal-patriarca de Lisboa oficializou o pedido para receber a JMJ no final de 2017 e desde 2012 que em várias reuniões do Conselho Pontifício para os Leigos (CPL), do Vaticano, a hipótese de Portugal tem estado a ser pensada, segundo o 'site'.

As anteriores edições da JMJ realizaram-se em Colónia, na Alemanha, em 2005, Sidney, na Austrália, em 2008, em Madrid, em 2011, com o papa Bento XVI, no Rio de Janeiro, em 2013, e em Cracóvia, na Polónia, em 2016, com o atual pontífice.

SMA (NL) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".