Paróquia portuguesa nos EUA celebrou aniversário com centenas de habitantes

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Elizabeth, Estados Unidos, 03 dez (Lusa) -- Cerca de 300 portugueses e lusodescendentes juntaram-se no domingo para celebrar o 45.º aniversário de uma paróquia portuguesa em Elizabeth, no Estado de Nova Jérsia, na costa leste dos Estados Unidos.

A paróquia de Our Lady of Fatima [Nossa Senhora de Fátima] celebrou o aniversário com uma missa em português, como é habitual, para cerca de três centenas de pessoas e presidida pelo padre português Nuno Rocha e pelo cardeal de Newark, Joseph Tobin.

Sendo uma comunidade com "muita vida" e muito ligada à espiritualidade, como disse o padre Nuno Rocha, a igreja é um meio importante para os imigrantes continuarem a praticar rituais religiosos portugueses.

A igreja Our Lady of Fatima celebrou meia centena de casamentos no ano de 2018 e realizou 225 batizados no ano de 2017, segundo o padre. Ligada a grupos de escuteiros, a igreja é também uma instituição educacional, dando catequese a mais de 500 crianças.

Também no domingo, o cardeal Joseph Tobin, presente nas celebrações, referiu que a arquidiocese de Newark, onde a paróquia de Fátima está inserida, é uma "Torre de Babel", porque as missas de domingo são feitas em 26 línguas, e destacou que os imigrantes portugueses "dão muito à vida da arquidiocese".

Em Elizabeth existem "cinco ou seis paróquias onde falam maioritariamente português", contando paróquias brasileiras e portuguesas, disse o cardeal, acrescentando que a influência cultural de Portugal perdura na vida da população, dos mais velhos, aos mais novos.

"Temos um bom número de famílias jovens que levam as criaturas [crianças] que dão vida a tantas atividades na paróquia", constatou o cardeal.

A presença de muitas crianças nas atividades religiosas é um "sinal forte de esperança" para a comunidade, já que a prioridade está na juventude e nas crianças, disse o alto dignitário da igreja.

A cidade de Elizabeth, com mais de 130 mil habitantes, acolhe uma grande comunidade portuguesa, já que atualmente é habitada por mais de 6.500 falantes de português, segundo a plataforma digital Data USA. Os censos de 2000 indicavam 4.500 imigrantes vindos de Portugal.

EYL// MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.