PSOE pede a partidos para barrarem o caminho à extrema-direita

| Política
Porto Canal com Lusa

Sevilha, Espanha, 02 dez (Lusa) -- A candidata do PSOE ao Governo Regional da Andaluzia, Susana Díaz, apelou hoje em Sevilha a todos os partidos políticos para barrarem o caminho à extrema-direita, pedindo aos restantes movimentos para esclarecerem as suas intenções.

"É uma noite triste para os socialistas, apesar de ter vencido as eleições [regionais], de ser o maior partido e ter vencido em sete das oito províncias" andaluzas, disse Susana Díaz.

O PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) continua a ser o mais votado, mas assiste a uma redução da sua presença parlamentar, de 47 deputados regionais para 33, num total de 109.

O conjunto dos partidos de direita, incluindo o Vox (extrema-direita), tem a maioria absoluta do novo parlamento regional.

O Partido Popular (direita) e o Cidadãos (direita liberal) devem esclarecer "se estão dispostos a unir os seus votos a um partido xenófobo, racista e machista. O PSOE será um dique de contenção da extrema-direita", sublinhou a líder socialista regional, numa intervenção de cinco minutos sem direito a perguntas dos jornalistas.

As eleições de hoje marcam a entrada num parlamento espanhol da extrema-direita, que desde 1982 não tinha expressão eleitoral em Espanha.

FPB // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".