Mau tempo no Japão obrigou já ao cancelamento de 300 voos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 08 fev (Lusa) -- O mau tempo em Tóquio e noutras regiões japonesas obrigou hoje ao cancelamento de cerca de 300 voos e à suspensão de alguns dos serviços de transporte ferroviário com a agência meteorológica a lançar um alerta vermelho de tempestade.

De acordo com a imprensa japonesa, nomeadamente a neve, já provocou 43 feridos em diversos acidentes.

Na manhã de hoje a queda de neve pintou de branco a capital com comerciantes e limparem as ruas e passeios em frente das suas lojas que acumulavam quatro centímetros de neve.

As televises mostram centenas de pessoas nas filas para procederem à marcação de novas viagens devido ao cancelamento de centenas de voos e quando os serviços de meteorologia estimam que a quantidade de neve acumulada continue a aumentar com a manutenção do mau tempo.

Em Tóquio a meteorologia prevê uma forte queda de neve, um alerta vermelho que é lançado pela primeira vez em 13 anos.

Pela manhã a Japan Airlines canelou 265 voos e a All Nippon Airways outros 33, todos domésticos, mas com o agravar da situação estão previstos mais cancelamentos ao longo do dia.

Além de aeroportos encerrados, como os de Hiroshima e Kagawa, também os serviços de comboio bala foram suspensos no oeste do Japão e várias autoestradas estão encerradas em diversos pontos do país.

Além das dificuldades nos transportes, o mau tempo obrigou ainda ao adiamento do início dos exames de admissão à universidade cujo ano académico tem início em abril.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.