Nicolás Maduro quer normas estritas contra o sensacionalismo da imprensa na Venezuela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 08 fev (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje que vai elaborar normas "muito estritas" contra o que diz ser o sensacionalismo da imprensa e para impedir que quem viva no estrangeiro seja proprietário de algum meio de comunicação social.

"Vão-me chamar de ditador, mas não me importo. Eu vou fazer um conjunto de normas, muito estritas, para acabar com o sensacionalismo, a campanha, a propaganda que se enche e se alimenta do sangue, da morte e quem a promove", disse.

Nicolás Maduro falava durante um ato oficial celebrado no estado venezuelano de Miranda, a sul de Caracas, e acusou a imprensa venezuelana de pretender o falhanço do programa de pacificação do país que o Governo lançará a 14 de fevereiro.

"Quando um país inteiro clama pela paz e eles saem a deleitar-se com a morte e a promovê-la", disse.

As novas normas vão também proibir "que gente que não viva na Venezuela seja proprietária" de meios de comunicação social, disse ao salientar que o seu Governo vai "curar" a sociedade venezuelana dos "anti-valores do capitalismo, do culto das armas, da violência e das drogas".

O anúncio do Presidente da Venezuela acontece quando a imprensa critica o Executivo por não ter acesso à compra de divisas para importar o papel necessário à impressão dos jornais.

Na Venezuela vigora desde 2003 um férreo sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país e nas últimas semanas vários jornais reduziram o número de páginas impressas por falta de papel, advertindo que se persistir a situação haverá quem tenha de suspender publicações.

Segundo o Observatório Venezuelano de Violência 25.000 pessoas foram assassinadas em 2013 no país.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.