Renfe vai começar hoje a retirar amoníaco de comboio que descarrilou

| Mundo
Porto Canal / Agências

Huelva, 08 fev (Lusa) -- A Renfe prevê começar hoje a transferência de amoníaco de duas cisternas do comboio que descarrilou na linha Huelva-Zafra na última madrugada junto à povoação de La Nava.

A companhia ferroviária espanhola informou os responsáveis do Plano de Emergência que tem já o equipamento necessário para esvaziar os vagões que ficaram na via, revelou um comunicado das autoridades da Andaluzia.

Outras 16 cisternas que integravam o comboio puderam ser rebocadas para o terminal de Huelva, a sua estação de origem.

O descarrilamento do comboio fez ativar um plano de emergência de transporte de mercadorias perigosas em transporte ferroviário por parte das autoridades da região devido ao amoníaco que se encontrava em 18 vagões.

Depois de concluída a transferência do amoníaco, serão necessárias cerca de 20 horas até que a via fique operacional, pelo que a reabertura não deverá ocorrer até segunda-feira.

O descarrilamento teve lugar na madrugada de quinta para sexta-feira.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.