Ministro das Finanças grego critica previsões da 'troika'

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atenas, 07 fev (Lusa) - O ministro das Finanças grego, Yannis Stournaras, criticou hoje as recentes previsões sobre a economia grega feitas pela 'troika', sublinhando que se Atenas não tivesse imposto as suas próprias estimativas, as consequências seriam "desastrosas".

Num colóquio, o ministro afirmou que, em setembro de 2013, a 'troika' de credores internacionais (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) tinha apresentado um plano de poupança suplementar para o país de 3 mil milhões de euros com base em estimativas erradas.

"Disseram-me 'é pegar ou largar' (...) Se aceitasse, teria sido um desastre", afirmou Stournaras.

O ministro considerou que "a Europa não estava preparada para enfrentar esta crise e foi por isso que pediu a ajuda do FMI".

A Grécia foi o primeiro país europeu a recorrer, em 2010, a assistência financeira da 'troika', que lhe concedeu já dois empréstimos num total de 240 mil milhões de euros, para evitar a bancarrota.

O antigo primeiro-ministro italiano Mario Monti, convidado para o debate com Stournaras, congratulou-se por ter evitado que o seu país tivesse de recorrer à ajuda financeira da 'troika'.

As críticas aos métodos utilizados pela 'troika' nos países sob resgate têm aumentado nas últimas semanas, tanto da parte do Governo grego como a nível do Parlamento Europeu, que está a preparar um relatório sobre esta matéria.

EO // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.