Presidente venezuelano entrega 600 habitações sociais construídas pelo Grupo Lena

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 7 fev (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entregou hoje 600 habitações sociais construídas pelo Grupo Lena no complexo habitacional Cidade Zamora, em Cua, no Estado venezuelano de Miranda, e elogiou a cooperação entre Lisboa e Caracas.

"Cidade Zamora foi uma cidade começada pelo comandante Hugo Chávez (ex-Presidente falecido em março de 2013) em convénio com a República Portuguesa. Aqui estivemos, lembro, em meados de 2012, entregando as primeiras habitações sociais", disse Maduro.

Nicolás Maduro falava hoje em Cua, 58 quilómetros a sul de Caracas, no ato de distribuição dos novos apartamentos, e aproveitou para recordar que as primeiras casas foram entregues em 2012, durante uma visita de Paulo Portas, à data ministro dos Negócios estrangeiros de Portugal e atualmente vice-primeiro-ministro.

"Tivemos com Paulo Portas aqui, eu era 'canciller' [chefe da diplomacia venezuelana]. Nesse momento, tínhamos a fábrica de painéis (pré-fabricados). [Agora] Aqui temos um modelo do que tem sido a Grande Missão Habitação Venezuela (GMHV)", disse.

Depois de enviar "uma saudação a toda a comunidade portuguesa na Venezuela", que disse ser uma "comunidade trabalhadora, que todos os dias se levanta para trabalhar pela pátria venezuelana", Maduro disse que Hugo Chávez "teve a visão de trazer a melhor tecnologia do mundo para conseguir o objetivo de industrializar a construção de habitações sociais, a única forma de conseguir o milagre que já se conseguiu".

"Viemos entregar 600 habitações, que vão ser 600 lares para famílias venezuelanas, lares para a paz, para conviver, lares da pátria, para famílias da pátria", disse o Presidente venezuelano, acrescentando que o objetivo governamental é construir três milhões de habitações sociais até 2018.

O ministro venezuelano de Habitação e Habitat, Ricardo Molina, disse por seu lado que cidade Zamora é "a demonstração real do que o comandante Chávez sonhou, do trabalho integral em que se reúnem todos os aspetos de cooperação, o trabalho conjunto internacional, com lealdade, com independência, sem condicionamentos de nenhuma das partes".

Molina salientou "o trabalho conjunto entre dois países irmãos e a transferência tecnológica de verdade", que levou á existência de "uma fábrica onde se produzem os painéis, inteiramente constituída por pessoal venezuelano com a assistência técnica direta de técnicos portugueses".

O acordo entre Portugal e a Venezuela, assinado em 2008 e em vigor até 2015, prevê que o Grupo Lena construa 12.512 apartamentos e duas fábricas para a construção de painéis para a construção das casas.

A primeira fábrica foi inaugurada em setembro de 2012 e a segunda em janeiro de 2013.

Além dos apartamentos em Cidade Zamora, o Grupo Lena está a construir 4.000 habitações sociais em Lomas de Guadalupe, Ocumare, uma localidade próxima da outra.

O valor negociado é de 988 milhões de dólares, desde as fábricas ao projeto e chave na mão e envolve a participação de uma dúzia de empresas portuguesas, como subcontratadas, mais de meio milhar de trabalhadores e 150 portugueses que viajaram propositadamente para a Venezuela para trabalhar na obra.

FPG // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.