OE2019: Presidente da República mantém "visão preocupada" com contexto internacional

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 nov (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje manter "uma visão preocupada sobre o contexto mundial e europeu, mas espera que o próximo ano "não seja tão complicado" como alguns preveem.

No final de uma visita às instalações do Banco Alimentar contra a Fome, em Lisboa, na véspera do início da campanha de Natal recolha de alimentos em todo o país, o chefe de Estado salientou que a melhor estratégia para a erradicação da pobreza é "crescer mais e sustentadamente".

Questionado se o próximo Orçamento do Estado, aprovado na quinta-feira em votação final global, contém as bases para esse crescimento sustentado, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a escusar-se a comentar o documento antes de o receber.

"Não vou estar a antecipar opiniões e juízos sobre um documento cuja redação final vai começar na segunda-feira, e por aquilo que vi com um acréscimo resultante das votações na especialidade muito significativo de milhões de euros", afirmou.

Instado a comentar previsões de entidades independentes, que apontam para um abrandamento da economia no próximo ano, o Presidente da República sublinhou que já disse ter "uma visão preocupada sobre a situação no mundo e na Europa", com as dúvidas sobre a forma de saída do Reino Unido da União Europeia e a guerra comercial entre Estados Unidos e China.

"O contexto mundial e europeu é mais complicado do que era há um, dois ou três anos, isso parece evidente. Quão complicado vai ser? Nós esperamos que não seja tão complicado como alguns preveem, é essa a minha expectativa voluntarista, positiva, mas em larga medida não depende de nós", afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa escusou-se a responder se considera existirem também perigos nacionais para 2019, limitando-se a lembrar que a economia nacional "é pequena e aberta".

"Deus queira que não haja muitas complicações a nível mundial e europeu para não termos reflexos internos", afirmou.

Sobre a forma como comunicará a sua decisão sobre a promulgação ou não do Orçamento do Estado, Marcelo antevê que deverá ser apenas através de uma mensagem no 'site' da Presidência e não numa comunicação ao país, até pela provável proximidade com o seu tradicional discurso de Ano Novo.

SMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.