Marcelo adverte contra "a tentação de, na luta do poder, sacrificar instituições"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 nov (Lusa) - O Presidente da República advertiu hoje contra "a tentação de, na luta do poder, sacrificar instituições para atingir os seus titulares", considerando que Portugal não está livre da onda global de movimentos populistas e nacionalistas.

Num discurso de cerca de meia hora, no 2.º Congresso dos Gestores, na Culturgest, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu também que há que prosseguir a "trajetória de rigor orçamental" e procurar "a permanente manutenção do consenso europeu" a médio prazo.

O chefe de Estado falou sobre a "atenção às funções de soberania" a meio da sua intervenção, afirmando: "Aqui foi referida à justiça, mas eu falaria de todas as funções de soberania. São sustentáculos institucionais, são cruciais em termos de custos de contexto".

"A tentação de, na luta do poder, sacrificar instituições para atingir os seus titulares deve ser refreada, porque a quebra na credibilidade das instituições tende a perdurar no tempo e a sua regeneração é difícil", advertiu.

Antes, referindo-se ao contexto internacional, o Presidente da República considerou que a onda de movimentos populistas e nacionalistas "está ainda a subir e pode estar para durar", contribuindo para agravar "a crise já vivida nalguns países europeus e fora da Europa".

Marcelo Rebelo de Sousa não quis dar como garantido que essa onda de movimentos populistas "nunca chegará a Portugal", contrapondo: "Podem, a todo o momento, ganhar uma expressão maior na nossa sociedade e no nosso sistema político, económico e social. E como eu tenho repetido vezes sem conta: mais vale prevenir do que remediar".

"Tenho para mim que a realidade política portuguesa, como as realidades políticas à nossa volta, e portanto as económicas e sociais, estão em mudança muito acelerada. E que esta onda que se enfrenta, mais lá fora do que cá dentro, está para durar", reforçou.

IEL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".