Dragagem de emergência no porto de pesca da Póvoa de Varzim está em curso

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Ministério do Mar informou esta quinta-feira que tiveram início as operações de dragagem no porto de pesca da Póvoa de Varzim, numa intervenção orçada em 350 mil euros.

A empreitada, feita com caráter de urgência dado o problema de assoreamento na infraestrutura poveira, irá retirar 40 mil metros cúbicos de sedimentos na barra e canal de acesso ao porto de pesca.

Os trabalhos irão desenvolver-se durante mês e meio, e, segundo o comunicado do Ministério do Mar, pretendem "garantir as condições de segurança à navegação das embarcações que demandam deste porto".

A intervenção, que será supervisionada pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), já está a decorrer e pretende amenizar, neste período de inverno, as limitações na estrutura, devido ao assoreamento.

Para o próximo ano, está prevista para o porto de pesca da Póvoa de Varzim uma intervenção de dragagem mais profunda, avaliada em 13, milhões de euros.

Segundo a Lusa apurou, também para 2019 está prevista uma intervenção no porto de pesca da cidade vizinha de Vila do Conde, que, segundo os pescadores locais, também está muito condicionado pelo problema do assoreamento.

As infraestruturas portuárias das duas cidades, que acolhem uma das maiores comunidades piscatórias do país, tem há vários anos sentido estes problemas da acumulação de areias nos canais de acesso e no seu interior, necessitando de intervenções periódicas.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.