Festival Porta-Jazz traz Chris Cheek e Ohad Talmor ao Porto na nona edição

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 30 nov (Lusa) -- A nona edição do festival Porta-Jazz vai decorrer em vários espaços do Porto de 01 a 09 de dezembro, com destaque para concertos do saxofonista norte-americano Chris Cheek e do francês Ohad Talmor.

No dia 07 de dezembro, Cheek junta-se ao quarteto português MAP, pelas 22:30 no Teatro Municipal Rivoli, enquanto Ohad Talmor vai atuar no dia seguinte, no mesmo espaço, ao lado do supergrupo Coreto, de 12 músicos da Associação Porta-Jazz para quem compôs várias peças até aqui por mostrar ao público.

Entre os destaques do evento está a encomenda do Porta-Jazz ao saxofonista José Soares, que se junta no dia 07 aos holandeses Joris Roelofs (clarinete), Harmen Fraanje (piano) e Jort Terwijn (contrabaixo), além do italiano Giacomo Camilletti (bateria), figuras proeminentes do 'jazz' de Amesterdão.

A trompetista Susana Santos Silva junta-se aos suecos Torbjorn Zetterberg (contrabaixo) e Hampus Linwall (órgão de tubos) para apresentar o álbum "If Nothing Else" (2015) na Igreja de Cedofeita, no dia 03, com destaque para a exploração da acústica do espaço, "numa progressão que assume tanto de atmosférico como de rumoroso", lê-se na apresentação.

O primeiro dia fica marcado pelo concerto do grupo Shu-Shaz Quintet, com músicos de várias nacionalidades que "balança entre o 'swing' e o 'jazz-rock' progressivo", numa performance ancorada no novo registo de estúdio, "Behemotion" (2018).

Antes, o baixista brasileiro Frederico Heliodoro apresenta-se em quarteto, numa estreia absoluta do novo grupo, que inclui o vibrafonista Eduardo Cardinho, o guitarrista Mané Fernandes e o baterista Iago Fernández.

Entre cerca de três dezenas de concertos de grupos de várias nacionalidades, nomes como o contrabaixista Thomas Morgan, com um trio de músicos portugueses, ou a parceria entre Demian Cabaud, Ariel Bringuez, Angela Cervantes e Jeff Williams, no dia 02, são outras das notas maiores.

No leque de novidades está o 'Clubedo', um programa que aproxima o festival dos clubes de 'jazz' e de um tom mais improvisacional nas atuações de músicos emergentes, para fazer "soar a criatividade e a dinâmica do jazz do Porto".

Os portugueses pLoo apresentam o novo disco, "Pele de Papel", editado pelo Porta-Jazz, no dia 04, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), enquanto Alexandre Coelho se mostra em quarteto com o novo "Idiosyncrasies".

Mário Costa também apresenta um novo disco, "Oxy Patina", na Casa da Música, e José Pedro Coelho recupera "Passarola Voadora", num programa que conta ainda com nomes como Masa Kamaguchi (num quarteto do português Gonçalo Marques), Manel Fortià ou Carlos Azevedo, entre outros.

Com concertos na Casa da Música, no Rivoli, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no Cinema Passos Manuel, na ESMAE, no Hot Five, na Casa de Ló e na Sala Porta-Jazz, o festival espalha-se pela cidade e conta com duas parcerias internacionais.

A associação AMR, da Suíça, traz a Portugal Shu-Shaz Quintet, enquanto os austríacos Bezau-Beatz programaram Intensivstation e Hang Em High, além de alguns membros se juntarem a outros músicos Porta-Jazz num concerto "espontâneo e inédito", no último dia do certame.

SIYF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.