Nenhum consumidor afectado por erros nos contadores contesta ação da EDP contra ERSE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jan (Lusa) -- Nenhum dos consumidores afetados por erros nos relógios dos contadores da EDP contestou a ação que a elétrica interpôs contra o regulador da energia.

Segundo um despacho do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, os consumidores afetados tinham até terça-feira para se constituírem contra-interessados e contestarem a ação que a EDP interpôs contra Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Este prazo foi concedido depois de a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor ter entregado em tribunal uma exposição apelando à divulgação em "jornais de grande tiragem" da possibilidade de contestação por parte dos consumidores, argumentando que a publicitação do prazo num anúncio na II série do Diário da República, feito a 25 de novembro, não garantia a adequada informação dos consumidores.

Em maio, o regulador determinou o pagamento pela EDP de uma compensação aos clientes em tarifa bi e tri-horária afetados por erros nos relógios dos contadores, num montante de sete milhões de euros, a pagar na primeira fatura a emitir pela empresa a partir de 15 de junho.

A proposta da ERSE, contestada pela EDP, recebeu 'luz verde' do conselho tarifário, o órgão consultivo que agrega consumidores, produtores, a gestora da rede e representantes dos municípios e das regiões autónomas, sendo que o recurso à Justiça era a única forma de contestar a decisão tomada.

A EDP Distribuição defendeu que os consumidores com desajustes superiores a 15 minutos já tinham sido ressarcidos, adiantando que a decisão da ERSE representa a "compensação automática de clientes que não tiveram qualquer prejuízo ou que foram entretanto compensados".

De acordo com a Deco, em causa está "um universo de cerca de 800 mil consumidores", cuja compensação a receber da EDP "vai dos três aos 35 euros, em função da potência contratada".

Hoje, a ERSE informou que, em dezembro, apresentou a contestação à ação principal interposta pela EDP Distribuição "a pedir a anulação do ponto 5 da Diretiva nº 7-A/2013, que determina o pagamento de uma compensação financeira aos consumidores em baixa tensão normal com tarifas bi-horárias e tri-horárias".

Nessa contestação, o regulador "expôs as razões pelas quais entende que o pedido de anulação do ponto 5 da Diretiva 7-A/2013 deve ser julgado improcedente e, em consequência, os consumidores deverão ser compensados".

CSJ(PD/JNM) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.