TPI anuncia "exame preliminar" à violência na República Centro Africana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 fev (Lusa) - A procuradora do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fatou Bensouda, anunciou hoje a abertura de um "exame preliminar" à situação de violência na República Centro Africana (RCA).

De acordo com a declaração da procuradora divulgada na página do TPI na Internet, o gabinete de Fatou Bensouda irá agora "recolher e analisar as informações necessárias para determinar se existe base razoável para abrir um inquérito".

A RCA mergulhou no caos desde que em março de 2013 a coligação Séléka, de maioria muçulmana, derrubou o governo do país maioritariamente cristão, desencadeando uma espiral de violência sectária, que já causou milhares de mortos e centenas de milhares de deslocados.

Fatou Bensouda considerou que a população da RCA enfrenta uma "situação trágica" que "tem continuado a deteriorar-se", adiantando que o seu gabinete tem tido conhecimento de "atos de uma extrema brutalidade realizados por diversos grupos" e da "prática de crimes graves que estão sob a jurisdição do TPI".

"As alegações em causa dizem respeito a centenas de assassínios, violações e escravatura sexual, destruição de bens, saques, atos de tortura, deslocações forçadas, assim como recrutamento e utilização de crianças nas hostilidades", precisou a procuradora na declaração.

"Em numerosos casos, as vítimas parecem ter sido visadas por motivos religiosos", adiantou.

A procuradora recordou ter feito nos últimos meses declarações públicas "exortando todos os grupos envolvidos no conflito na RCA a acabarem com as violências" e advertindo "que os presumíveis autores de crimes hediondos dentro da jurisdição do TPI poderiam ser responsabilizados individualmente por esses atos".

Fatou Bensouda adiantou que o seu gabinete irá trabalhar em coordenação com a União Africana e com as Nações Unidas, cujo chefe das operações humanitárias, John Ging, alertou em janeiro para o risco de um genocídio na RCA.

PAL // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.