Abertura da Casa-Museu Dias de Oliveira marca 182º aniversário de Valongo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 27 nov (Lusa) - A inauguração da Casa-Museu Dias de Oliveira e o lançamento de um livro marcam quinta-feira a comemoração do 182.º aniversário da elevação de Valongo a concelho, anunciou hoje a autarquia do distrito do Porto.

Tendo como propósito homenagear o conterrâneo "cuja influência junto da rainha D. Maria II viria a contribuir decisivamente para que Valongo fosse elevado à categoria de concelho" em 1836, o município avançou com a exposição que retrata a vida de um valonguense nascido a 20 de julho de 1804 e que morreu a 22 de abril de 1883.

António Dias de Oliveira formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, tornando-se mais tarde juiz vogal do Supremo Tribunal de Justiça, deputado, par do reino e presidente dos ministros no reinado de D, Maria II, refere uma das gravuras da exposição.

Ainda segundo a nota de imprensa, além da mostra biográfica sobre Dias de Oliveira "será também inaugurada a exposição "Negro-Azul", de Domingos Loureiro", salientando ser a "primeira iniciativa temporária a ser acolhida por este novo espaço cultural do município".

O lançamento do livro 'Valongo - Desde 1836 a Caminhar para o Futuro | Comemorações dos 180 Anos' é outro dos momentos da comemoração, que acontecerá no Museu Municipal de Valongo no âmbito da recriação histórica que evoca a ?Primeira reunião da vereação de 3 de março de 1837', a cargo dos Cabeças no Ar e Pés na Terra - Associação Cultural.

Citado pelo comunicado, o presidente a Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro realçou que o ano de comemorações dos 180 Anos (de 29 de novembro de 2016 a 29 de novembro de 2017) traduziu-se "numa multiplicidade de iniciativas", cuja "riqueza cultural de que se revestiu esse período marcante" pretende agora tornar memória.

JYFO // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.