Rússia disposta analisar asilo a denunciador americano

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 11 jun (Lusa) -- A Rússia poderá considerar um pedido de asilo ao ex-assistente técnico da CIA Edward Snowden, na origem de fugas de informação sobre o programa secreto norte-americano de vigilância de comunicações, disse hoje o porta-voz do presidente Vladimir Putin.

Dmitry Peskov disse ao diário russo Kommersant que a Rússia está pronta a considerar um eventual pedido de Edward Snowden.

"Vamos agir com base no que realmente aconteceu. Se recebermos esse pedido ele será considerado," disse Peskov ao jornal.

O paradeiro de Snowden continua envolto em mistério, com os legisladores norte-americanos a exigiram a sua extradição imediata de Hong Kong por causa da remoção de um programa de vigilância de Internet.

Snowden, 29 anos, informático, funcionário de uma firma privada subcontratada pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, saiu do hotel onde se encontrava em Hong Kong depois da sua identidade ter sido revelada ao jornal britânico The Guardian, no domingo.

Snowden disse ao The Guardian que espera conseguir asilo na Islândia, mas o chefe da Direção de Imigração deste país disse que não recebeu nenhum pedido formal, referindo que este só poderá ser feito em solo islandês.

Snowden disse ter divulgado informações confidenciais do Governo dos Estados Unidos motivado apenas pelo desejo de informar o público sobre a "máquina de vigilância em massa" daquele país, segundo a agência AFP.

"Não tenho nenhuma intenção de esconder quem sou, porque sei que não fiz nada de errado", afirmou.

"O meu único motivo foi o de informar o público sobre o que é feito em seu nome e o que é feito contra ele".

A CIA já tinha aberto uma investigação sobre as fugas de informação, uma situação que classificou como "angustiante" e que poderia causar "danos enormes" nos serviços de informação dos Estados Unidos, depois da informação 'secreta' ter sido divulgada pelos jornais 'The Guardian' e 'The Washington Post'.

JZL (JNM/SMS)/MLL // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.