Câmara do Porto reclama terreno prometido por Governo em troca de centro de saúde

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara do Porto aprovou esta terça-feira por unanimidade “instar o Governo a desenvolver, com urgência”, os procedimentos necessários para entregar à autarquia um terreno em Campanhã, prometido como “contrapartida” pela construção do Centro de Saúde de Ramalde.

Atualizado 27-11-2018 11:44

A moção, a que a Lusa teve acesso, foi apresentada na reunião camarária pública do executivo pelos “eleitos do grupo de cidadãos Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido” e mereceu os votos favoráveis de toda a vereação.

O documento pede ao Governo que “seja exarada escritura pública da transmissão de propriedade do terreno na rua Justino Teixeira a favor do município” prevista num protocolo assinado com a autarquia portuense, pois dessa formalização “depende a entrega, à Administração Regional de Saúde do Norte [ARSN], do edifício já construído pela autarquia para acolher o Centro de Saúde de Ramalde”.

O PS, o PSD e a CDU defenderam, junto do presidente da autarquia, que a Câmara devia entregar à ARSN o equipamento já concluído enquanto aguarda pela entrega do terreno, mas Rui Moreira lamentou a falta de uma resposta da ministra da Saúde, a quem comunicou o caso “pessoalmente e por escrito”.

“Naturalmente não temos interesse nenhum em ter aquilo [o novo centro de saúde de Ramalde] fechado, porque foi feito para a população. Mas há um mínimo. E o mínimo era uma carta da ministra [da Saúde]. Tive o cuidado de falar com ela pessoalmente, depois escrevi-lhe uma carta. Precisamos que a senhora ministra não se faça esquecida”, observou Rui Moreira.

+ notícias: Norte

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Homem de 70 anos morre em despiste de trator agrícola em Viseu

Um idoso com cerca de 70 anos morreu esta terça-feira na sequência do despiste de um trator agrícola em Pindo, no concelho de Penalva do Castelo, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões.

Primeiro comboio a hidrogénio em Portugal conclui fase de testes com sucesso

O novo comboio a hidrogénio H2 concluiu com sucesso os testes em Portugal, tornando-se no primeiro comboio a hidrogénio a circular em território Nacional, avança a Infraestruturas de Portugal (IP) através das redes sociais.