FMI dá luz verde a desembolso de 7.600 milhões de dólares para Argentina

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 26 nov (Lusa) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) alcançou hoje um acordo com a Argentina sobre a segunda revisão do programa de assistência financeira, que permitirá disponibilizar 7.600 milhões de dólares (6.700 milhões de euros) em dezembro.

"Elogiamos as autoridades argentinas pelos esforços para avançar com o programa de reformas económicas, incluindo o apoio político para a aprovação do orçamento. A implementação sólida do plano do Governo é essencial para promover a recuperação da atividade económica em 2019", afirmou o chefe da missão do FMI na Argentina, Roberto Cardarelli.

"A nova orientação de política monetária do Banco Central da República Argentina em outubro foi eficaz a estabilizar os mercados financeiros depois da volatilidade extrema registada em agosto e setembro", destacou.

A missão do FMI liderada por Cardarelli manteve encontros em Buenos Aires entre 09 e 16 de novembro com as autoridades argentinas.

"Os dados recentes sugerem que os objetivos orçamentais para 2018 serão alcançados (...). A eliminação do défice primário é um passo necessário para reduzir as necessidades de financiamento do Governo e colocar a relação dívida/PIB numa trajetória descendente", acrescentou.

Apesar da medida estar sujeita à aprovação formal da administração do FMI, que vai discutir o assunto nas próximas semanas, não se espera qualquer objeção ao desembolso de 7.600 milhões de dólares.

Em finais de outubro, o FMI aprovou alargar a assistência financeira solicitada pela Argentina para 56.300 milhões de dólares. Em junho, o empréstimo tinha sido fixado em 50.000 milhões.

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.