General Motors vai eliminar 15% dos postos de trabalho até finais de 2020

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 26 nov (Lusa) - A General Motors, principal construtor automóvel norte-americano, anunciou hoje uma redução de 15% no número de trabalhadores para economizar 6 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros) até finais de 2020.

Com esse objetivo de poupança, o fabricante automóvel explicou em comunicado que vai encerrar no próximo ano a produção em sete fábricas em todo o mundo.

O grupo automóvel vai encerrar duas fábricas de montagem nos Estados Unidos e uma no Canadá, assim como outras duas em países que não foram identificados.

A General Motors disse ainda que também vai encerrar duas fábricas de produção de motores nos Estados Unidos.

No final de dezembro de 2017, a General Motors tinha 180 mil funcionários em todo o mundo, sendo estes os últimos números disponíveis.

"As medidas que estamos a tomar atualmente vão permitir-nos prosseguir a transformação para sermos mais rápidos, mais resistentes e mais rentáveis", afirmou a presidente executiva do grupo, Mary Barra, citada no comunicado.

Depois de ter sido divulgada esta informação, as ações da General Motors registavam uma subida de 6,8% na bolsa de Nova Iorque.

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.