PR vai distinguir Porto Business School com título honorário da Ordem do Mérito

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 26 nov (Lusa) - O Presidente da República anunciou no domingo que vai distinguir com o título honorário da Ordem do Mérito a Porto Business, corrigindo uma "omissão grave do Estado português" e abrindo caminho para o reconhecimento de outras escolas.

"Entendi que, no imediato, se justificava condecorar esta escola atendendo ao papel que tem na ligação entre escola e empresa e a sua projeção na vida social, atribuindo-lhe o título honorário da Ordem do Mérito que abre caminho para outros reconhecimentos honoríficos, respeitando a história de outras escolas que verão os seus méritos devidamente reconhecidos", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhando que esta distinção "é uma maneira de celebrar os seus 30 anos e de apontar para o futuro".

O anúncio foi feito no discurso de encerramento do jantar comemorativo do 30.º aniversário da Porto Business School, no Porto, onde o chefe de Estado justificou esta decisão com a necessidade de corrigir uma omissão grave, não só neste caso, mas também no de outras faculdades.

"Tendo de reconhecer, porque é uma omissão grave do Estado português, o papel de escolas como a Escola de Engenharia e a Escola de Economia da Universidade do Porto, duas faculdades cujo mérito nunca foi formalmente reconhecido pelo Estado português, mas eu irei reconhecer", acrescentou.

O Presidente da República apontou a Porto Business School como um exemplo de sucesso e lembrou que a escola é fruto de uma iniciativa de uma sociedade civil forte, muito à imagem do que é o Porto, assumindo-se hoje como um modelo de referência para outros estabelecimentos de ensino.

A Porto Business School foi criada em 1988 pela mão de um conjunto de empresas e instituições de referência que se juntaram à Universidade do Porto para lançar aquela que é hoje a sua escola de negócios.

Atualmente, a instituição é uma referência no universo das escolas de negócio, sendo acreditada internacionalmente e considerada pelo jornal inglês Financial Times como uma das melhores do mundo na formação de executivos.

VSYM // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Já há cinco praias no Norte com vigilância fora de época. Federação estende apelo a todo o país

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores insiste para que a vigilância nas praias se estenda para além da época balnear, em todo o país.

Buscas por jovem de 19 anos desaparecido no mar em Ílhavo retomadas apenas por terra

As buscas para encontrar o jovem que desapareceu no domingo no mar da praia da Costa Nova, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, prosseguem hoje, mas apenas por terra, informou fonte da Capitania do Porto de Aveiro.