Segunda mão da final da Taça Libertadores adiada para nova data

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Buenos Aires, 25 nov (Lusa) -- O presidente da Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL), Alejandro Domínguez, anunciou hoje a suspensão da segunda mão da Taça Libertadores, com os presidentes de River Plate e Boca a agendarem uma reunião para encontrar nova data.

"As equipas não estão em igualdade de condições. A final será reprogramada", disse o dirigente da CONMEBOL, em declarações aos jornalistas, garantindo que os presidentes dos dois emblemas "vão viajar para Assunção para reagendar o jogo".

Segundo adiantou Domínguez, o jogo não poderá ser disputado durante a semana devido à Cimeira do G20, que vai decorrer em Buenos Aires, depois de o Boca ter hoje pedido o adiamento do encontro e a aplicação de sanções ao River na sequência do ataque ao autocarro, no sábado.

"Depois dos atos de violência sofridos nas imediações do estádio, e de ter constatado a magnitude e gravidade dos mesmos, e as consequências que se deram no plantel, o Boca considera que as condições não estão reunidas e solicita a suspensão do jogo, assim como a aplicação das sanções correspondentes", pode ler-se num comunicado do emblema de Buenos Aires.

O jogo estava previsto para sábado pelas 17:00 locais (20:00 em Lisboa), mas foi adiado duas vezes para horas posteriores, antes de passar para as 17:00 (20:00) de hoje, depois do ataque ao autocarro do Boca, a caminho do estádio Monumental, palco da segunda mão da final da 'Champions' sul-americana.

O dispositivo de segurança foi hoje reforçado para garantir que não se repitam os ataques, que levaram ao arremesso de pedras e ao uso de gás lacrimogéneo pela polícia, o que acabou por magoar vários jogadores.

Segundo informaram fontes policiais à EFE, foram detidas 29 pessoas na sequência dos incidentes, mas as investigações aos distúrbios causados em torno do jogo continuam.

O presidente da Confederação Sul-americana de Futebol, Alejandro Domínguez, anunciou no sábado o adiamento, dizendo que não consegue "explicar o inexplicável", depois de o avançado do Boca Carlos Tévez ter dito, antes do anúncio do adiamento para domingo, que os jogadores estavam a ser "obrigados a jogar".

Vários jogadores do Boca ficaram feridos, por serem sido atingidos por vidros ou devido ao uso de gás lacrimogéneo por parte da polícia, com o capitão Pablo Pérez a ter de ser assistido no hospital, antes de regressar ao estádio, com uma pala a proteger o olho esquerdo.

No primeiro jogo, em casa do Boca, registou-se um empate a duas bolas, depois de a partida ter sido adiada um dia devido à chuva forte que alagou o relvado do estádio La Bombonera.

SIYF // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Quatro listas apresentadas para as eleições

São quatro as listas que ambicionam concorrer às eleições do FC Porto que se realizam a 27 de abril. Nos termos dos Estatutos, esta quinta-feira terminou o prazo para entrega ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, dos nomes dos cabeças de lista de cada candidatura para os diferentes órgãos sociais, assim como dos termos de aceitação dos candidatos e de um mínimo de 300 assinaturas de associados sénior no pleno gozo dos seus direitos.

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.