Rui Moreira esclarece que não há "qualquer alteração" na direção da Associação de Turismo do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 23 nov (Lusa) -- A Câmara do Porto esclareceu hoje que não houve "qualquer alteração" na direção da Associação de Turismo do Porto (ATP), apesar de o presidente da autarquia, Rui Moreira, ter delegado no vereador Ricardo Valente a presidência do organismo.

Num esclarecimento enviado à agência Lusa, a autarquia refere que os estatutos da ATP definem que a associação é presidida pela Câmara Municipal do Porto.

"Nos termos legais, compete ao presidente da Câmara representar a Câmara do Porto, podendo delegar tal competência nos seus vereadores, por despacho", afirma a autarquia, sublinhando que "não há, pois, qualquer alteração na direção da associação, nem na sua presidência, que continua a pertencer à Câmara Municipal do Porto".

Segundo a câmara, Rui Moreira passa "apenas, por despacho e até entender revogá-lo, a ser representado na direção pelo seu vereador com o pelouro da Economia, Turismo e Comércio", Ricardo Valente.

Num comunicado colocado na página oficial da autarquia na internet, a câmara considera que a delegação no vereador não representa "qualquer demissão" na direção da Associação de Turismo do Porto.

A Lusa noticiou hoje que Rui Moreira se demitiu do cargo de presidente da ATP, tendo delegado a função no vereador Ricardo Valente.

"A Câmara do Porto, por uma questão estatutária, tem direito a estar representada nesse organismo [ATP] e o presidente Rui Moreira entendeu que deveria ser o vereador com a pasta do Turismo", disse à Lusa o vereador.

A Lusa questionou a Câmara do Porto sobre os motivos para Rui Moreira ter delegado no vereador Ricardo Valente a representação do município do Porto na presidência da direção da Associação de Turismo do Porto, mas até ao momento não obteve resposta.

A ATP vai receber 6,2 milhões de euros para a promoção turística externa entre 2019-2021, que se traduz num aumento de 38% em relação ao triénio que termina agora, avançou esta semana à Lusa fonte oficial da ATP.

CCM/MLS // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).