Rui Moreira demite-se da Associação Turismo do Porto e indica vereador do Turismo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 23 nov (Lusa) -- O presidente da direção da Associação de Turismo do Porto e Norte, Rui Moreira, demitiu-se do cargo e indicou o vereador do Turismo da Câmara do Porto para o substituir em representação da autarquia, avançou hoje à Lusa fonte oficial.

O vereador da Câmara do Porto, Ricardo Valente, com os pelouros da Economia, Turismo e Comércio, confirmou hoje à agência Lusa que ia ser o novo presidente da direção da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP) em "representação da Câmara Municipal do Porto", um cargo que vinha a ser ocupado por Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.

"A Câmara do Porto, por uma questão estatutária tem direito a estar representada nesse organismo [ATP] e o presidente Rui Moreira entendeu que deveria ser o vereador com a pasta do Turismo".

Em setembro de 2017, a ATP anunciava, em comunicado, que nos novos corpos sociais para o triénio 2017/2019 o presidente da direção da ATP seria Rui Moreira, e na vice-presidência estaria Mário Ferreira, empresário do turismo, designadamente na atividade de cruzeiros no rio Douro, e Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto.

No mesmo comunicado da ATP era realçado "um marco particularmente relevante" que era a "aproximação da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte (ERT) à ATP, enquanto Agência Regional de Promoção Turística", com Melchior Moreira, presidente da ERT, a assumir a "função de presidente da mesa da Assembleia Geral da ATP.

Questionado pela Lusa sobre se a demissão da Rui Moreira poderia também estar relacionada com a detenção e prisão preventiva de Melchior Moreira, Ricardo Valente negou e explicou que a ERT está na ATP porque a "direção da ATP, como um todo, decidiu incluir a representação institucional da ERT na ATP".

O atual presidente da ERT, Melchior Moreira, que foi reeleito em junho deste ano para um novo e último mandato na Turismo do Porto e Norte de Portugal, está em prisão preventiva desde outubro passado e é um dos cinco suspeitos numa alegada viciação de procedimentos de contratação pública.

A Associação de Turismo do Porto e Norte vai receber 6,2 milhões de euros para a promoção turística externa entre 2019-2021, que se traduz num aumento de 38% em relação ao triénio que termina agora, avançou esta semana à Lusa fonte oficial da ATP.

Sobre o aumento em 38% da verba que a ATP vai receber do Estado, Ricardo Valente assume que se trata de uma "notícia que o satisfaz" e que vem "validar a aposta do país na fileira do Turismo", bem como vem "reconhecer o excelente trabalho que a ATP tem estado a desenvolver".

O Norte é uma região que está a crescer a dois dígitos, quase a 12%, em termos de proveitos totais", acrescentou.

A Lusa tentou obter informações da ATP sobre a mudança na presidência da direção, mas não foi possível até ao momento, tendo-nos sido explicado por fonte do gabinete de imprensa que o diretor executivo, Rui Gonçalves, se encontrava em viagem de trabalho de regresso dos Açores.

A Lusa pediu um esclarecimento ao presidente da Câmara do Porto sobre a sua demissão do cargo na ATP, mas até ao momento ainda não foi possível obter resposta.

CCM // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.