Bombeiros da Póvoa de Varzim alertam que socorro à população pode estar em risco

| Norte
Porto Canal com Lusa

A associação dos bombeiros voluntários da Póvoa de Varzim denunciou esta sexta-feira uma dívida de mais 250 mil euros do centro hospitalar local, que, segundo a instituição, pode pôr em causa o socorro prestado à população.

Atualizado 28-11-2018 12:09

O alerta foi dado pelo presidente da associação, Rui Coelho, que apelidou a situação de "extremamente grave", até porque diz que o valor da dívida tem vindo a aumentar.

"O Centro Hospitalar tem em dívida com os bombeiros da Póvoa de Varzim 273 mil euros. Desse valor total, 185 mil já estão vencidos, há mais de noventa dias, havendo, inclusive, 85 mil que se referem ao ano de 2017", explicou o dirigente.

Rui Coelho garantiu que o incumprimento da unidade hospitalar que serve os concelhos da Póvoa e Varzim e Vila do Conde "está a criar constrangimento numa associação que usa esse dinheiro para servir a população".

"O socorro da população ainda não está em risco, mas, se continuar esta intermitência de pagamentos, seguramente ficará. Se não for resolvida, a situação ficará em breve muito grave", alertou o presidente dos bombeiros poveiros.

Rui Coelho explicou que associação se tem socorrido de poupanças e empréstimos bancários para manter as contas em dia, continuar com a atividade e pagar salários, mas garantiu que "não será possível aguentar mais tempo".

"Temos tido reuniões com administração do Centro Hospitalar, com quem temos uma boa relação, e tem-nos sido prometido que, logo que houver disponibilidade, as verbas serão liquidadas. O problema está nos ministérios das Finanças e Saúde que não se coordenam para resolver estas questões", desabou o presidente dos bombeiros da Póvoa de Varzim.

Rui Coelho, alertou, ainda, que "a falta cadência e previsão nos prazos deste tipo de pagamentos" causa uma situação de instabilidade nas corporações de bombeiros de todo o país.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.