Rui Moreira garante que "ninguém" o calará na defesa dos interesses do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 07 fev (Lusa) - O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que não há ninguém que o possa mandar calar sobre os fundos comunitários e outras questões fundamentais para a cidade

Num jantar com apoiantes da sua campanha autárquica comemorativo dos 100 dias de mandato, realizado na quinta-feira à noite sem a presença da comunicação social, Rui Moreira lembrou a sua luta pela "justa" repartição dos fundos comunitários.

"Quando muitos outros hesitaram, manobraram ou simplesmente se calaram, o Porto falou alto sobre a questão dos fundos comunitários. Não vou maçá-los com a questão, porque já todos percebemos o que está em causa. Vou apenas dizer-vos que sobre esta e sobre qualquer outra questão fundamental para a cidade, não nos vamos calar nunca, porque essa é a vantagem de sermos independentes: não há ninguém que nos possa mandar calar", afirmou, segundo nota hoje enviada à Lusa e colocada no Facebook do autarca.

Acompanhado pelos seus vereadores e colaboradores mais próximos, o autarca independente, que tomou posse a 22 de outubro de 2013, reuniu cerca de 250 apoiantes numa sala que esgotou a lotação em 24 horas de marcações, lê-se na nota.

O autarca explicou aos seus apoiantes que as condições políticas passaram por garantir uma maioria estável no executivo da Câmara, na Assembleia Municipal e nas Freguesias.

"Encontrámos no Dr. Manuel Pizarro o parceiro ideal. Não apenas pela aproximação do seu programa eleitoral ao nosso -- que durante a campanha fomos realçando -- como também porque o Dr. Manuel Pizarro -- mesmo contra a vontade do seu partido e do seu partido em Lisboa --, em nome da cidade, oferecer-nos essa estabilidade, tão importante para a governação do Porto", sublinhou.

Rui Moreira disse ainda, a esse propósito, ser uma vitória da "abertura, da pluralidade, da cidadania acima dos interesses partidários e da responsabilidade", rematando: "orgulho-lhe muito desse sucesso e, volvidos 100 dias, tenho razões acrescidas para dizer que não apenas fizemos bem como o fizemos no cumprimento do nosso programa".

Rui Moreira também deixou a Rui Rio um elogio, pelas condições financeiras em que deixou a Câmara Municipal do Porto: "A estabilidade financeira que encontrámos é um achado autárquico que devemos ao Dr. Rui Rio. Mas não torna o exercício orçamental fácil nem aconselha a nossa negligência. Pelo contrário. Prometemos em campanha que a cidade teria contas à moda do Porto. E estamos a cumprir essa marca d'água da nossa candidatura".

"Quando sairmos, teremos que deixar no mesmo bom estado a contas da nossa cidade. É um testemunho que nenhum desejo ou fantasia pode destruir e que vamos levar connosco até ao último dia. Foi o que fizemos ao aprovar o nosso primeiro orçamento", referiu.

Ainda a propósito do orçamento, Rui Moreira lembrou "os condicionalismos" com que foi elaborado, pelo pouco tempo de que dispôs o seu executivo, mas também pela incógnita que significa nesta altura o próximo QREN, "mesmo assim, em nenhuma linha do nosso orçamento perdemos de vista as prioridades que enunciámos: Coesão Social, Economia e Emprego e Cultura".

Esta foi a segunda vez que Rui Moreira se encontrou com os seus apoiantes desde que tomou posse, prometendo fazê-lo pelo menos três vezes por ano a partir de agora.

PM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.