Sabores portugueses vão estar à prova na Rússia

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 fev (Lusa) - Vinte e cinco empresas portuguesas da indústria agroalimentar vão mostrar os seus produtos em Moscovo, na principal feira russa do setor, a Prodexpo, entre 10 e 14 de fevereiro, numa participação coletiva apoiada pela Portugal Foods.

"A presença portuguesa neste evento insere-se no âmbito do plano de ações de internacionalização da PortugalFoods e tem como objetivo consolidar a posição dos produtos e das empresas nacionais na Rússia, país que importa cerca de 40% do total dos produtos alimentares consumidos", adianta a Portugal Foods num comunicado.

Segundo esta organização, direcionada para a inovação e internacionalização do setor agroalimentar nacional, prevê-se um crescimento anual do retalho de bens alimentares de 20,5% na Rússia.

A participação portuguesa no certame, considerado o maior e mais importante de toda a Federação Russa e Leste Europeu, que teve apenas cinco empresas no passado, conta este ano mais 20.

Em 2013, a Prodexpo foi visitada por mais de 50 mil profissionais do setor e teve na mostra 2.309 empresas, 915 das quais internacionais.

As empresas que integram o espaço da PortugalFoods na Prodexpo são A Poveira, Cister, Chocolame, Cooperativa Agrícola de Mangualde, Dan Cake, Du Bois de La Roche, Frubaça, Frueat, Imperial, Nobre, Novarroz, Olivais do Sul, PortugalFresh, Quinta Boeira, Vizelpas, Vhumana, Derovo e, sob a designação Porto Union, Cerealis, José Maria da Fonseca, Lactovil, MMC -- World, Olivari, Primor, Sumol+Compal e Vieira de Castro.

A Porto Union representa a união de produtores portugueses que já operam no mercado russo.

No primeiro dia da feira, a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, celebra um protocolo entre a PortugalFoods e a sua congénere russa Rusprodsoyyuz, com vista a fortalecer as ligações entre os dois países, identificar áreas de cooperação no comércio e no investimento de promoção e estimular atividades de negócio.

Os principais importadores e distribuidores russos foram convidados para participar, no mesmo dia, num jantar de negócios com os empresários portugueses, promovido pela Portugal Foods e pela Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTCE).

RCR//CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.