Vila Pouca de Aguiar investe sete milhões em projetos turísticos

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Pouca de Aguiar, 11 jun (Lusa) -- O município de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje um investimento de sete milhões de euros em projetos turísticos, com destaque para o Centro Hípico de Pedras Salgadas e o parque de campismo do Alvão.

O investimento resulta de candidaturas ao Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte).

Beneficiários dos contratos de financiamento serão equipamentos e produtos turísticos localizados em diferentes zonas do concelho.

O presidente da câmara de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, salientou hoje a aposta do executivo em "atrair investimentos que dinamizem a economia local", considerando que os projetos que vão agora arrancar "podem disseminar-se para impulsionar novos negócios no seio da comunidade".

O Centro Hípico das Romanas, em Pedras Salgadas, representa um investimento de dois milhões de euros e prevê a requalificação do antigo edifício de captação de águas e engarrafamento, um picadeiro, boxes, bancadas com restaurante, intervenção na casa do tratador e armazém, entre outras melhorias no recinto.

O objetivo da autarquia é implementar uma escola de hipismo e realizar concursos de saltos internacionais.

Para a concretização do projeto, o município assinou um contrato de cedência dos terrenos, por 25 anos, com a VMPS -- Águas e Turismo, SA.

Vila Pouca de Aguiar possui uma forte tradição hípica, tendo recebido muitas competições internacionais.

Depois, junto à Barragem do Alvão, será construída uma Aldeia Rural, num investimento de 2,9 milhões de euros que inclui parque de campismo com núcleos de construções entre 'bungalows' e balneários.

A autarquia quer ainda aprofundar a valorização paisagística do Complexo Mineiro de Tresminas, com o reforço de ações materiais e imateriais de apoio. Neste projeto será gasto um milhão de euros.

Estas minas terão sido das mais importantes do Império Romano, tanto que eram geridas diretamente pela Guarda do Imperador. O auge da exploração de ouro em Tresminas terá ocorrido durante os séculos I e II depois de Cristo.

Já na sede de concelho, a estalagem do parque florestal será requalificada aumentando a oferta no turismo de natureza.

A partir do vale de Aguiar, será também requalificado um percurso entre Zimão e a Serra da Falperra.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.