Governo espanhol aprova regime jurídico sobre solvência de entidades de crédito

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 07 fev (Lusa) - O Governo espanhol aprovou hoje um novo regime jurídico para a ordenação, supervisão e solvência de entidades de crédito que reúne toda a legislação dispersa e estabelece limites à remuneração e à composição de Conselhos de Administração.

Luis de Guindos, ministro da Economia, destacou o facto do novo regime jurídico reunir toda a legislação "existente em Espanha em matéria de solvência das entidades financeiras", sendo agora remetida ao Congresso de Deputados para aprovação pelo "procedimento de urgência".

O diploma estabelece os requisitos para o funcionamento das entidades de crédito no que toca ao procedimento de autorização, idoneidade e honorabilidade e governo corporativo.

Estabelece limites ao número de conselhos de administração em que pode participar um mesmo conselheiro, limita o exercício simultâneo do cargo de presidente do Conselho de Administração e de conselheiro delegado e limita a remuneração variável a 100% da remuneração fixa.

No que toca à supervisão prudencial e solvência das entidades de crédito, o projeto integra as funções supervisores em matéria de solvência do Banco de Espanha e as obrigações das entidades, sistematizando a normativa espanhola e incorporando as novidades procedentes da UE.

Relativamente ao regime de sancionador, a norma integra a legislação já vigente e introduz as modificações necessárias para a transposição das diretivas europeias.

Da legislação faz parte ainda um decreto-lei com as medidas mais urgentes, aprovado no passado dia 29 de novembro, e que permitiu a introdução do regime de créditos fiscais para a banca espanhola.

ASP// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.