PT pede autorização aos obrigacionistas para fusão com Oi

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 fev (Lusa) - A Portugal Telecom pediu hoje autorização aos obrigacionistas para aprovar a fusão com a operadora telefónica brasileira Oi e agendou para 3 de março a realização da assembleia de detentores de dívida, divulgou hoje a empresa em comunicado.

A convocatória foi hoje feita pela Portugal Telecom no documento enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Entre as principais propostas, a empresa quer a passagem da titularidade das obrigações da Portugal Telecom para a PT Portugal, a empresa que vai integrar o grupo Oi, correspondentes a uma emissão de 750 milhões de euros com maturidade em 2014 e a outra emissão de 400 milhões de euros com maturidade em 2016.

Além disso, a PT propõe ainda que a PT International Finance BV seja integrada na PT Portugal.

Entretanto, um grupo formado por 12 bancos já se comprometeu hoje com a Oi a comprar até 15% das ações da empresa resultante da fusão, segundo a imprensa brasileira.

O grupo, liderado pelo banco de investimento brasileiro BTG Pactual, inclui o Credit Suisse, Banco Espírito Santo, Merrill Lynch e Barclays. Com uma participação menor também integram o grupo o Itaú Unibanco, Bradesco, Citibank, Santander, Votorantim, Banco do Brasil e Caixa Geral de Depósitos.

Em 2013, a Portugal Telecom e a Oi anunciaram a fusão para se converterem num dos 20 "gigantes" mundiais do setor das telecomunicações e dar um salto qualitativo no mercado global.

JMG (MC)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.