Futuro da Cerâmica de Valadares aguarda resposta de comissão de credores

| Norte
Porto Canal / Agências

Gaia, 07 fev (Lusa) -- A Fábrica Cerâmica de Valadares está, neste momento, a aguardar uma resposta por parte da comissão de credores, presidida pelo BCP, para decidir o futuro da empresa, que pode passar pela liquidação, disse hoje fonte judicial.

O Jornal de Negócios noticiou esta semana que o administrador da insolvência entregou o relatório sobre a empresa e que se confirma "o pior: admitindo não ter encontrado um investidor, propõe a liquidação da empresa", algo que já constava do plano apresentado há um ano e que considerava "totalmente inviável" a recuperação da Cerâmica, embora admitisse a possibilidade de reabilitação através de novos investidores.

De acordo com a mesma fonte, espera-se uma resposta por parte da comissão de credores da Cerâmica até meados deste mês, sem que tal queira dizer que a liquidação seja o único resultado possível.

"Temos esperança de que o plano de insolvência seja concreto e seja real, mas pelas últimas informações que a própria comunicação social nos tem dado, supostamente, o gestor informou o tribunal de que o processo ia para liquidação", afirmou à Lusa o antigo trabalhador da Valadares Raul Almeida.

A última ocasião em que os trabalhadores se reuniram em plenário foi em outubro, quando o administrador da insolvência, Rui Castro Lima, comunicou que "até àquela altura não tinha arranjado nenhum investidor e que simplesmente teria que ir para liquidação", ainda que Raul Almeida reconheça que "houve sempre aquela esperança de que talvez - ou talvez não - arranjasse [investidor]".

Em abril do ano passado, o plano apresentado por Rui Castro Lima foi aprovado em assembleia de credores, momento a partir do qual os contratos dos trabalhadores foram suspensos (desde então cessaram), tendo sido estabelecido como prazo máximo 120 dias para encontrar novos investidores.

O plano então proposto reconhecia a impossibilidade de "satisfazer a totalidade dos créditos sobre a insolvência", dando conta de um total do passivo reclamado no valor de 95,9 milhões de euros, 74,3 milhões dos quais relativos à banca e 10,5 aos trabalhadores.

Em relação aos funcionários da empresa, não estava previsto o "reembolso integral destes créditos, uma vez que o produto expectável da liquidação do ativo da insolvente não atingirá previsivelmente valor suficiente para tal", sendo que ao BCP, o maior credor da Cerâmica, é atribuída a dação dos imóveis sobre os quais tem hipoteca.

Numa brochura de promoção da Cerâmica de Valadares como "oportunidade de investimento" é referido que a "transação proposta consiste na venda de um conjunto de direitos pertencentes à Fábrica Cerâmica de Valadares, que possibilitarão a constituição de uma nova empresa para a produção e comercialização de produtos de linhas de casas de banho com a marca Valadares".

O documento acrescenta que "o comprador terá igualmente a possibilidade de selecionar os trabalhadores que pretender recrutar conseguindo desta forma uma força de trabalho qualificada", estimando que a eventual nova entidade atinja um "volume de negócios cruzeiro de 11 milhões de euros" no quinto ano de atividade.

TDI/ACYS // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.