Merkel considera "inaceitáveis" palavras de diplomata dos EUA sobre UE

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 07 fev (Lusa) -- A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou "absolutamente inaceitáveis" as declarações da subsecretária de Estado norte-americana Victoria Nuland sobre a União Europeia (UE) em relação à crise na Ucrânia, disse hoje uma porta-voz.

Nuland, que está em Kiev, afirmou numa conversa telefónica, cuja gravação foi colocada na quinta-feira no YouTube, que a ONU pode ter um papel importante na resolução da crise na Ucrânia e "a UE que se f...". O interlocutor de Nuland não é identificado na conversa, de cerca de quatro minutos, mas é provavelmente o embaixador norte-americano em Kiev, Geoffrey Pyatt.

"A chanceler considera essas declarações absolutamente inaceitáveis. A chanceler quer reforçar mais uma vez que (a chefe da diplomacia europeia Catherine) Ashton está a fazer um excelente trabalho", disse a porta-voz adjunta do governo, Christiane Wirtz.

A porta-voz alemã acrescentou que "a UE vai continuar a desenvolver intensos esforços para acalmar a situação na Ucrânia".

Victoria Nuland apresentou as suas desculpas, ainda na quinta-feira, mas numa conferência de imprensa, hoje, em Kiev, recusou fazer qualquer comentário, sublinhando que se tratou de uma "conversa diplomática privada" registada de forma "impressionante".

A União Europeia, por seu lado, recusou hoje comentar o assunto.

"Não comentamos alegadas conversas telefónicas", disse uma porta-voz de Catherine Ashton, acrescentando que a UE "está empenhada em ajudar o povo da Ucrânia na atual crise".

A conversa telefónica, que parece ter sido gravada sem o conhecimento dos protagonistas, não é datada nem foi autenticada.

Victoria Nuland é subsecretária de Estado para a Europa e Eurásia.

MDR // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.