Muçulmano linchado quando tentava fugir da capital da República Centro-Africana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bangui, 07 fev (Lusa) -- Um homem muçulmano foi hoje linchado por uma multidão em Bangui depois de cair de um camião cheio de pessoas que tentavam abandonar a capital da República Centro-Africana, disseram testemunhas.

O camião em causa integrava uma coluna de camiões e táxis carregados de muçulmanos que deixou hoje Bangui pela saída norte da cidade, sob os insultos da multidão de moradores.

Segundo um fotógrafo da agência France Presse, o corpo desmembrado da vítima estava ainda caído à beira da estrada ao final da manhã.

Um outro camião da coluna foi atacado por milícias cristãs "anti-Balaka", que dispersaram rapidamente após tiros de alerta da força africana, segundo um jornalista da AFP.

Perseguidos e maltratados pela população de maioria cristã da capital centro-africana, os muçulmanos, nacionais e estrangeiros, têm vindo a abandonar Bangui nos últimos meses.

O êxodo aumentou desde que os combatentes da ex-rebelião Séléka, de maioria muçulmana, foram obrigados ao acantonamento ou a partir e aumentaram as ações de represálias contra os civis muçulmanos, assimilados por uma parte da população aos ex-rebeldes responsáveis por abusos contra os cristãos.

Na quarta-feira, perante dezenas de testemunhas, militares lincharam um homem suspeito de estar ligado à antiga coligação rebelde Séléka, no final de uma cerimónia oficial realizada na capital, Bangui, em que a nova chefe de Estado celebrou o renascimento de um exército nacional.

A coligação Séléka, de maioria muçulmana, derrubou em março de 2013 o governo da RCA, país maioritariamente católico, desencadeando uma espiral de violência sectária, que já causou milhares de mortos e centenas de milhares de deslocados.

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) criticou hoje a "extrema violência" que se regista na RCA há quase um ano, sublinhando que atingiu "níveis intoleráveis e sem precedentes".

"Em Bangui, os combates e as pilhagens não param. Apenas em janeiro, a MSF tratou perto de 1.650 feridos devido à violência, das duas comunidades", indicou a organização em comunicado.

PAL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.