Ribau Esteves sublinha "interesse nacional" da ligação ferroviária Aveiro/Vilar Formoso

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 07 fev (Lusa) - O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro considerou hoje que a ligação ferroviária Sines/Espanha só beneficia o interesse comercial de uma entidade estrangeira, enquanto a opção pela linha Aveiro/Vilar Formoso é de interesse nacional.

O também presidente da Câmara de Aveiro juntou, assim, a sua voz à dos presidentes das câmaras do Porto, Viseu e Viana do Castelo, que têm criticado a prioridade do investimento na ligação ferroviária de Sines à fronteira, em alta velocidade para mercadorias, em detrimento da ligação ferroviária a Salamanca.

"Vamos continuar nessa luta, porque é fundamental, não só para a região centro e norte, mas sobretudo para a indústria portuguesa. Mais de 60% das nossas exportações são feitas a norte e precisam do corredor Aveiro/Salamanca, que já usam na dimensão rodoviária", disse o autarca à agência Lusa.

Ribau Esteves reconheceu que a ligação de Sines "é também importante", mas considerou que deve ser secundarizada.

Aquela ligação "não tem a mesma relevância para as nossas empresas, embora possa ser importante para a operação portuária de Sines que, com todo o mérito e qualidade, tem, além do mais, como titular uma entidade estrangeira. É uma situação meramente comercial e não tem a dimensão industrial que tem esta ligação. O país precisa de ter uma ligação de alto débito e de plena capacidade em bitola ibérica e europeia nesta ligação Aveiro/Viseu/Salamanca", reforçou.

Na concertação de posições do Norte e Centro do país, o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), que se encontrou na semana passada com o presidente da Câmara do Porto, mostrou-se agora favorável também ao novo terminal de contentores de Leixões.

Apesar de haver nos meios portuários opiniões de que seria preferível apostar no Porto de Aveiro para os contentores, dadas as limitações à expansão de Leixões, enquanto Aveiro tem disponibilidade de terraplenos, Ribau Esteves defendeu que "Leixões justifica, pelo seu movimento e condições, a ampliação do terminal de contentores".

O presidente da CIRA considerou que os dois portos são complementares e Aveiro pode vir a acolher, no futuro, "a operação de contentores a uma outra escala", com outro tipo de navios. "O que falta em Aveiro, agora que está praticamente terminada a melhoria das condições de acesso marítimo, são operadores de linhas de contentores, nesta relação do eixo até Madrid, que cabe à sua administração portuária angariar", disse.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, destacou ontem a importância da linha ferroviária Aveiro-Salamanca, passando por Viseu, considerando-a "uma absoluta prioridade" para que as regiões Norte e Centro possam exportar para a Europa.

"Verificamos com preocupação que esse projeto não está consignado naquilo que são as grandes opções futuras", afirmou Rui Moreira aos jornalistas, no final de um encontro com o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, no qual acordaram estreitar a relação entre os dois municípios.

MSO // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.