Consórcio entrega nova proposta para obras no Canal do Panamá

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 07 fev (Lusa) - O consórcio Grupos Unidos pelo Canal (GUPC), liderado pela espanhola Sacyr e pela italiana Impregilo, anunciou hoje que apresentou à Autoridade do Canal do Panamá (ACP) uma nova proposta, um acordo de financiamento, confirmando que as obras estão paradas.

Em comunicado remetido à Comissão do Mercado Nacional de Valores (CNMV), o consórcio afirma que continua à procura de um acordo de cofinanciamento que permita alcançar uma resolução.

Sem clarificar detalhes da proposta, o comunicado refere que abrange as "preocupações" da ACP e, ao mesmo tempo proporciona os fundos necessários para terminar a obra.

O consórcio disse também hoje que a ACP não pagou uma fatura de 50 milhões de euros nem procurou ajudar no financiamento do projeto para pagar aos subempreiteiros e trabalhadores.

Esse valor, acrescentou, não foi pago apesar de "todos os impedimentos existentes para o pagamento ser feito terem sido eliminados.

"Um acordo é a única solução que permite a continuação imediata das obras e a conclusão antecipada e mais eficiente do projeto em benefício da ACP e do Panamá", refere o comunicado.

ASP// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.