Grupo de 12 bancos compromete-se a comprar 15% da empresa resultante da fusão PT e Oi

| Economia
Porto Canal / Agências

São Paulo, 07 fev (Lusa) - Um grupo formado por 12 bancos comprometeu-se com a operadora telefónica brasileira Oi a comprar até 15% das ações da nova companhia resultante da fusão em 2013 com a Portugal Telecom (PT), informou hoje a imprensa brasileira.

Os bancos chegaram a um acordo com a Oi para captar, até abril, entre 6.000 milhões de reais (cerca de 2.500 milhões de dólares) e 8.000 milhões de reais (cerca de 3.357 milhões de dólares) no mercado para adquirir os "papéis" da nova empresa, segundo o jornal Folha de São Paulo.

O grupo, liderado pelo banco de investimento brasileiro BTG Pactual, inclui o Credit Suisse, Banco Espírito Santo, Merrill Lynch e Barclays.

Com uma participação menor também integram o grupo o Itaú Unibanco, Bradesco, Citibank, Santander, Votorantim, Banco do Brasil e Caixa Geral de Depósitos.

Segundo a informação publicada pelo jornal brasileiro, caso os bancos não consigam alcançar o total da quantidade acordada com a Oi, cada instituição desembolsará a diferença e tornar-se-á acionista em proporção com a contribuição efetuada.

Esta operação foi planeada pelo presidente da nova companhia, Zeinal Bava, sublinharam as mesmas fontes.

Em 2013, a Portugal Telecom e a Oi anunciaram a fusão para se converterem num dos 20 "gigantes" mundiais do setor das telecomunicações e dar um salto qualitativo no mercado global.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.