Espanha não está a estudar prémios por faturas - Ministério das Finanças

| Economia
Porto Canal / Agências

Madrid, 07 fev (Lusa) - O Governo espanhol vai analisar medidas de reforma e de combate à evasão fiscal mas não está a estudar, em concreto, qualquer medida idêntica à da "fatura da sorte" aprovada em Portugal, disse à Lusa fonte do executivo.

A fonte do Ministério da Fazenda e Administração Pública disse ter conhecimento da medida "pitoresca" anunciada pelo Governo português, pelo que leu na imprensa, mas rejeitou que esteja a ser estudada uma medida idêntica em Espanha.

"O Governo está aberto a todo o tipo de medidas que possam travar um pouco a economia submergida mas daí a dizer que estamos a estudar algo semelhante, é incorreto", disse à Lusa em Madrid.

A fonte reagia a comentários do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, que na quinta-feira disse que o Governo espanhol está "a analisar o programa e-fatura e a possibilidade de o introduzir em Espanha para seguir o bom exemplo português".

Segundo explicou a fonte em Madrid o Governo vai iniciar "um processo de reforma fiscal integral" que passa por "modificar e modernizar muitos impostos" e que, para isso, convocou uma comissão de especialistas que apresentará "um conjunto de recomendações" até ao final deste mês.

"Aos especialistas pediram-se recomendações de todo o tipo. Não só relativamente ao interesse do Governo de modificação de impostos mas também recomendações para a luta contra a fraude", explicou.

Depois de analisar esse relatório o Governo aprovará "um projeto com medidas" para a reforma fiscal a implementar.

"A medida (portuguesa) é muito pitoresca. Em Espanha as únicas medidas que tivemos que funcionavam como anzol foram implementadas há uns anos e visavam setores específicos", explicou.

"No passado, por exemplo, davam-se deduções no IRPF (equivalente ao IRS) a quem apresentasse faturas de dentistas. Era uma medida destinada a um setor onde considerávamos que podia haver economia paralela", disse ainda.

A fonte ouvida pela Lusa não exclui em Espanha medidas "de anzol" parecidas a esta "que incentivem faturas, com deduções fiscais" em alguns setores específicos.

ASP// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.