Mandela nos cuidados intensivos no quarto dia de internamento

Mandela nos cuidados intensivos no quarto dia de internamento
| Mundo
Porto Canal

O antigo presidente sul-africano Nelson Mandela está hoje pelo quarto dia num hospital de Pretória, onde se encontra nos cuidados intensivos devido a uma infeção pulmonar.

Mandela, de 94 anos, foi internado no sábado e a presidência sul-africana informou então que estava em estado "grave mas estável".

No país, a situação é vivida com orações e com uma crescente aceitação, por parte dos sul-africanos, de que o seu herói estará a aproximar-se do fim da vida.

"Ele está a receber tratamento nos cuidados intensivos", disse no domingo o porta-voz da presidência sul-africana, Mac Maharaj, que esteve preso com Mandela.

Mandela "permanece no hospital e o seu estado não mudou", informou a presidência.

A segurança em torno do hospital Mediclinic Heart, em Pretória, foi reforçada, com a polícia a montar um cordão de segurança em torno da entrada e a inspecionar veículos e peões.

Na segunda-feira, Mandela foi visitado no hospital pela ex-mulher Winnie Madikizela-Mandela e pela filha de ambos Zindzi.

A atual mulher de Mandela, Graça Machel, tem estado ao lado do ex-presidente desde que deu entrada no hospital.

As autoridades têm divulgado pouca informação sobre o estado de Mandela, mas o Nobel da Paz tem uma longa história de problemas pulmonares desde que foi diagnosticado com tuberculose em 1988.

Esta é a quarta hospitalização em sete meses do homem que é considerado um símbolo da paz e o pai da "Nação Arco-Íris".

O primeiro presidente negro da África do Sul, que liderou o combate contra o regime segregacionista do 'apartheid', faz 95 anos a 18 de julho.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.