Gabinete de Apoio ao Emigrante de S. João da Pesqueira arranca no final do mês

| Norte
Porto Canal / Agências

S. João da Pesqueira, 07 fev (Lusa) - A vereadora da Cultura da Câmara de S. João da Pesqueira, Delfina Tavares, disse hoje que o Gabinete de Apoio ao Emigrante vai entrar em funcionamento no final do mês, para dar apoio a antigos e novos emigrantes.

"O Gabinete de Apoio ao Emigrante vai funcionar na Divisão Sócio-Cultural do edifício da Câmara de S. João da Pesqueira a partir do dia 20 de fevereiro, com duas técnicas afetas a esta divisão que estão a receber formação na área", explicou.

O protocolo que permite que o Gabinete de Apoio ao Emigrante seja criado num concelho "com uma enorme comunidade de emigrantes" vai ser assinado durante a tarde de hoje entre a Câmara Municipal de S. João da Pesqueira e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas.

"Trata-se de uma valência essencial para tratar de vários assuntos de ex-emigrantes, mas também para dar apoio aos munícipes que pretendam emigrar", disse.

Delfina Tavares informou que neste espaço será dada ajuda a antigos emigrantes no que diz respeito a pensões de reforma, pensões de invalidez, legalização de automóveis, equivalências em estudos, proteção de bens ou até na aquisição de nacionalidade.

"Até as mulheres que nunca emigraram, mas que tiveram o marido emigrante que acabou por falecer, podem tratar da documentação para solicitar a pensão devida", acrescentou.

Na sua opinião este novo espaço faz todo o sentido num município que tem cerca de sete a oito mil residentes, muitos deles antigos emigrantes, mas também uma comunidade emigrada que pode chegar aos 30 por cento.

"Até há bem pouco tempo a vaga de emigração tinha cessado, mas com a crise que se faz sentir há muita gente a emigrar, essencialmente para a Suíça e também para Espanha. Muitos partem com contratos curtos, de três ou quatro meses", informou.

Os munícipes que já estiveram emigrados recorrem com frequência à Segurança Social para tratar dos seus assuntos, mas "os funcionários que encontram não estão preparados para dar o apoio técnico necessário".

"Esta estrutura é de grande relevância para o concelho e há muito que fazia falta para responder às necessidades que se iam sentindo", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.