PR angolano "puxa orelhas" ao MPLA em reunião do Comité Central

| Mundo
Porto Canal / Agências

Luanda, 07 fev (Lusa) - José Eduardo dos Santos "puxou" hoje em Luanda as orelhas ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder desde a independência em 1975, na intervenção de abertura dos trabalhos do Comité Central, a primeira deste ano.

Na ocasião, José Eduardo dos Santos, líder do MPLA, e por esse facto Presidente da República, disse que o relatório de atividades do partido relativo a 2013 permitiu detetar "falhas e omissões, algumas das quais preocupantes que devem ser analisadas para se encontrarem as suas reais causas e as vias para as corrigir".

O líder do MPLA responsabilizou, designadamente, o Secretariado do Bureau Político de estar na génese da avaliação que fez.

"O Secretariado do BP, cuja tarefa essencial é estudar os assuntos através dos departamentos competentes e especializados e preparar a agenda e as matérias para apreciação e discussão pelo BP e o presidente do partido, tem sido muito lento nesse domínio e pouco dinâmico no acompanhamento e concretização das resoluções", disse.

Nesta reunião do Comité Central, os 268 membros deste órgão presentes vão avaliar o cumprimento das tarefas realizadas em 2013 e perspetivar as ações agendadas para este ano, designadamente a realização do próximo congresso do partido, que José Eduardo dos Santos defendeu que tem de ser debatido se terá caráter ordinário ou extraordinário.

A reunião, que decorre no Complexo Turístico Futungo II, Luanda Sul, tem o encerramento previsto para hoje à tarde.

EL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.