PSI20 negoceia em baixa ligeira, com Galp a pressionar as negociações

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 fev (Lusa) -- O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, seguia hoje em baixa ligeira, com a Galp Energia a pressionar as negociações.

Pelas 08:50, o PSI20 seguia a recuar 0,02%, para 6.887,22 pontos, com 11 empresas positivas, oito negativas e uma inalterada (o Banif).

A liderar as perdas seguiam a Mota Engil e a Sonae, com perdas de 2,81% e 0,73% para 4,74 e 1,216 euros.

A Galp Energia seguia a pressionar o índice, a descer 0,57% para 11,3 euros.

Do lado dos ganhos, a Sonae Indústria e a Cofina seguiam a subir 1,27% e 0,78% para 0,80 e 0,647 euros.

A Jerónimo Martins seguia positiva, a evitar maiores perdas no PSI20, com uma subida de 0,76% para 13,24 euros.

Lisboa seguia a negociar numa Europa que abriu sem tendência definida, com os investidores a anteciparem "bons" números do desemprego nos Estados Unidos em janeiro.

Depois do descontentamento para os investidores provocado na quinta-feira pela ausência da adoção de medidas concretas para travar o risco de deflação pelo Banco Central Europeu (BCE), a atenção nos mercados vai centrar-se no departamento de Trabalho dos Estados Unidos, que vai anunciar a taxa de desemprego em janeiro.

Os analistas esperam que a taxa de desemprego em janeiro tenha caído para 6,7%, um mínimo em cinco anos.

Na reunião mensal na quinta-feira, o BCE voltou a deixar inalterada a taxa de juro, depois de a 07 de novembro a ter descido de 0,50% para 0,25%.

Os investidores antecipavam a manutenção da taxa de juro, mas também a adoção de alguma medida contra a queda da inflação na zona euro.

Entretanto, a Autoridade do Canal do Panamá continua a analisar as diferentes possibilidades existentes para que se possa continuar as obras de ampliação, depois da rutura das negociações com o grupo de empresas construtoras.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,3586 dólares, depois de ter terminado a 1,3602 dólares na quinta-feira.

O barril de petróleo Brent, para entrega em março, abriu em alta, a cotar-se a 107,37 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,18 dólares do que no encerramento da sessão anterior.

ICO (MC)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.