Palácio da Bolsa, no Porto, ultrapassa os 220 mil turistas em 2013

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 07 fev (Lusa) -- O Palácio da Bolsa, no Porto, ultrapassou os 220 mil turistas em 2013, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, sendo estrangeiros a grande maioria dos visitantes do monumento, um daqueles "com mais procura da cidade".

De acordo com os dados revelados à agência Lusa pela Associação Comercial do Porto (ACP) -- proprietária do Palácio da Bolsa -- o monumento "recebeu mais de 220 mil turistas durante o ano de 2013", sendo a "grande maioria dos visitantes estrangeiros, com destaque para os provenientes de França, Espanha, Alemanha e Brasil".

"O número de visitas ao Palácio cresceu significativamente (10 por cento) face a 2012, traduzindo a crescente procura turística do Porto e consolidando o Palácio como uma das principais atrações da cidade", acrescenta.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ACP, Nuno Botelho, considera que estes dados revelam que a reabilitação do Palácio da Bolsa, "com capitais totalmente privados, foi uma aposta verdadeiramente acertada".

"Esta afluência de público e este acréscimo de turismo que temos tido, de facto, comprova que o investimento no edificado é um bom investimento. Respeitamos o legado que nos foi entregue que é tratar daquele edifício e torná-lo um dos mais visitados da cidade e da região, o que para nós é um motivo de orgulho", acrescentou.

Perspetivando o ano de 2014, Nuno Botelho revelou a aposta "na mesma em estratégia de bilhetes conjuntos e para escolas, de atrair novos públicos e de abrir, eventualmente, este ano novas salas à visitação que até então estavam fechadas".

"Estamos a apostar cada vez mais em inovar no produto turismo porque cada vez mais quem nos visita é mais exigente. O Palácio da Bolsa vai ser cada vez mais um local vivo e um local que transmita história e conhecimento da nossa cidade", antecipou.

O número de visitantes portugueses em 2013 - cerca de 29 mil - foi largamente ultrapassado pelos franceses, que ultrapassaram os 46 mil).

Espanhóis, brasileiros, italianos e norte-americanos completam a lista das nacionalidades que representam a maior fatia de turistas em visita ao Palácio da Bolsa.

De acordo com a ACP -- cuja sede fica no Palácio da Bolsa - estes números não contabilizam a afluência a congressos, conferências, concertos, feiras e eventos diversos, que, em 2013, levaram cerca de 80 mil pessoas aquele espaço.

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.