Polícia do Camboja recupera urna com alegadas cinzas de Buda

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 07 fev (Lusa) - A Polícia do Camboja recuperou uma urna dourada que alegadamente contém relíquias e cinzas de Buda, cujo roubo no final do ano passado provocou protestos de fiéis e da comunidade de monges, revelou a imprensa local.

A urna desapareceu em dezembro do santuário da montanha de Udong, a cerca de 45 quilómetros de Phnom Penh, onde estão sepultados vários monarcas cambojanos.

Depois de uma vasta operação em todo o país, a polícia viria a encontrar a urna na província de Takeo, a cerca de uma centena de quilómetros da capital, revela o diário Phnom Penh Post.

Já o portal de notícias DAP refere que um homem e uma mulher foram detidos na operação, embora a polícia continue as investigações para descobrir e deter os autores morais do roubo.

A urna foi colocada em Udong em 2002 depois do rei Norodom Sihanouk, que morreu em 2012, a ter transportado do Sri Lanka em 1957.

Quatro guardas encarregues de guardar a urna foram detidos e acusados de cooperarem com os assaltantes.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.